Nesta quarta-feira (24), equipes da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), em colaboração com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), realizaram o plantio de 20 palmeiras no calçadão da orla de Ponta Verde.
As palmeiras, com cerca de dois metros de altura, têm potencial para atingir de 9 a 12 metros. Caracterizadas por sua resistência, facilidade de cuidado e crescimento moderado, essas árvores são uma escolha adequada para a região. Elas necessitam apenas de luz indireta e água moderada.
Iracely Pinho, diretora de áreas públicas da Alurb, destaca que o plantio das palmeiras contribuirá para a beleza da orla de Maceió. “Estamos realizando o mapeamento de algumas áreas com déficit de árvores, de estrutura e aplicando o paisagismo, modificando a visão destes locais. Estas palmeiras são apropriadas para a região e vão embelezar, ainda mais, nosso cartão postal”, afirmou.
Além desse plantio, a Alurb já havia aplicado grama em diversos pontos da orla, incluindo o Mirante do Carlito e a Praça Hélio Vasconcelos, ambos na Ponta Verde.
Durante o evento, o titular da pasta ambiental, Marcos Cavalcanti, participou da ação e elogiou a intervenção positiva na orla, considerada uma das mais bonitas do país. “A ação realizada hoje pela Prefeitura de Maceió reflete o compromisso que a gestão do prefeito JHC tem com a pauta ambiental e urbanística da cidade. Unir essas vertentes de trabalho é valorizar o potencial turístico do Município, deixando-o mais verde e sustentável”, afirmou Marcos.
Essa iniciativa faz parte de uma série de serviços de paisagismo na região. Ao final do plantio, as 50 mudas, obtidas por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Semurb e uma instituição privada, serão distribuídas por toda a extensão da orla.
A ação contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Galba Neto, e do assessor especial da Semurb, Fábio Palmeira.