Pela primeira vez em 21 anos de história, o bloco Pinto da Madrugada vai desfilar sozinho na orla de Maceió durante os festejos do carnaval. O desfile está marcado para o dia 11 de fevereiro, com concentração a partir das 6h no início da Pajuçara. A saída está prevista para às 9h.
A expectativa dos organizadores é que o bloco arraste 400 mil foliões pela avenida. O desfile acontece em parceria com a Prefeitura de Maceió e tem como tema esse ano “O Pinto da Madrugada é Massa”.
O bloco é considerado patrimônio imaterial da cultura alagoana. Ele conta com várias orquestras de frevo que se espalham ao longo do desfile. O Pinto também leva para as ruas carros alegóricos, mascote, ala de estandartes antigos, alegorias, fantasias, passistas e os clarins do Galo da Madrugada.
Frevo já começa no lançamento oficial do bloco
Para oficializar o desfile, haverá o lançamento do bloco neste sábado (21), às 18h30, na Praça Dois Leões, em Jaraguá. A apresentação vai contar com a mascote e o estandarte do bloco, passistas e orquestra de frevo.
Com mais de 20 anos de história, o Pinto da Madrugada se tornou o maior evento do carnaval de Alagoas e um dos maiores do Brasil. O desfile atrai pessoas de todas as cidades alagoanas e turistas de fora do estado.
“Além de fomentar cultura, o Pinto da Madrugada também contribui para o fortalecimento da economia criativa e o sentimento de pertencimento do frevo em Alagoas”, destaca Hermann Braga, diretor do bloco.