Search
Close this search box.
Search

PAM Salgadinho passa a ofertar inserção de DIU para mulheres de Maceió

Método contraceptivo está sendo disponibilizado na unidade desde sábado (17)
image
Imagem: Diretora-administrativa do PAM Salgadinho, Ethienne Delamare, ressaltou consulta prévia com ginecologista. Foto: Ascom SMS

O PAM Salgadinho, maior unidade de média complexidade do Nordeste, começou a ofertar mais um serviço de saúde à população. Desde sábado (17), a unidade está disponibilizando às usuárias a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) –  método contraceptivo reversível e de longa duração.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Para a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, a inserção de DIU no PAM Salgadinho representa mais uma conquista na saúde pública.

“Estamos felizes por mais essa conquista na Saúde de Maceió. O DIU é uma grande ferramenta de prevenção à gravidez, mas também vai além disso, ele visa o planejamento familiar e o controle da taxa de natalidade. Em Maceió, algumas unidades de saúde já oferecem esse método contraceptivo e, agora, o PAM Salgadinho também está contemplando mulheres que desejam realizar a implantação do DIU”, afirmou.

A diretora administrativa do PAM Salgadinho, Ethienne Delamare, destacou quais são os procedimentos necessários para que as usuárias da unidade possam realizar a colocação do método anticoncepcional.

Leia também:  Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20

“Para poder ser contemplada com o DIU, a usuária precisa passar por uma consulta prévia com a ginecologista. Ela pode vir até o PAM Salgadinho e entrar em contato com a direção para que possamos marcar o dia dessa consulta. Na consulta, a ginecologista passará para a paciente alguns exames de sangue pré-operatórios. Se estiver tudo certo, a médica já marca a data da cirurgia. O DIU é colocado aqui mesmo no PAM e o processo é bem rápido”, explicou.

Além do PAM Salgadinho, a Prefeitura de Maceió disponibiliza a inserção de DIU nas Unidades de Referência de Saúde Hamilton Falcão (Benedito Bentes) e Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica).

Para realizar o procedimento em uma dessas unidades, é necessário marcar uma consulta com a ginecologista, que irá avaliar e solicitar os exames para realizar a cirurgia.

MaceióBrasil