Uma padaria, localizada no bairro Jardim Petrópolis, foi interditada pela Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) por apresentar irregularidades como alimentos mal acondicionados, falta de higienização, além da presença de mofo e fungos. A interdição foi divulgada nesta segunda-feira (13).
No local, os fiscais encontraram a máquina que abria a massa de pão mofada e enferrujada. Um freezer que deveria ser usado para armazenar alimentos, estava sendo usado como armário e sem condições de higiene. As bandejas onde os pães ficavam depois de prontos, estavam enferrujadas e sujas, assim como a porta.
A fiscalização também encontrou outras irregularidades como ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) adequados para os funcionários e alimentos com prazo de validade vencido.
Esta é a 20º panificação interditada desde o começo do ano. O estabelecimento funcionava sem o cumprimento das normas sanitárias, ocasionando risco à saúde dos consumidores.
“A panificação apresentava insalubridade, sem nenhuma condição de funcionamento. O local foi notificado, autuado e terá 30 dias para se adequar às normas sanitárias. Após este prazo, os fiscais retornam ao local para observar se as modificações foram realizadas. Sendo cumpridas e não mais trazendo risco à saúde dos maceioenses, o estabelecimento volta a funcionar”, explicou o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.
Além de cumprir com as regularizações sanitárias, o dono da panificação está sujeito a uma multa que pode variar de R$180 a R$ 19 mil. O valor é estabelecido conforme a gravidade das infrações cometidas.