Durante mais uma ação da Operação Línguas Sujas, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) identificaram dois lançamentos clandestinos de esgoto na região da Pajuçara, em Maceió. As infrações estavam contaminando o sistema de drenagem urbana e o mar, causando impactos ambientais e riscos à saúde pública.
A primeira ocorrência envolveu uma falha estrutural em um poço de visita do sistema de esgotamento sanitário, resultando no extravasamento de esgoto para as galerias pluviais. Na segunda, uma edificação direcionava esgoto diretamente para a via pública. Diante das irregularidades, a Semurb emitiu autos de infração para os responsáveis, conforme previsto na Lei Nº 4.548/96.
A Operação Línguas Sujas visa combater as ligações clandestinas de esgoto, um problema recorrente em Maceió que afeta a qualidade das águas e o funcionamento do sistema de drenagem urbana. As secretarias reforçam a importância de a população denunciar essas práticas ilegais.