Search
Close this search box.
Search

Operação flagra descarte irregular de água em lava-jato

Estabelecimento no bairro Mangabeiras despejava água com produtos químicos diretamente na rede de drenagem, causando danos e transtornos.
Imagem: Ascom Seminfra
Flagrante aconteceu durante ação da Operação Línguas Sujas.

Durante a realização da Operação Línguas Sujas nesta terça-feira (14), foi flagrado o despejo irregular de um grande volume de água residual por um estabelecimento de lava-jato localizado na Avenida Comendador Gustavo Paiva, no bairro Mangabeiras, em Maceió.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Foi constatado que o estabelecimento despejava água com alta concentração de produtos químicos, utilizados na limpeza de veículos, diretamente na sarjeta, que faz parte da rede de drenagem urbana da cidade.

A prática inadequada, conforme relatos de moradores e comerciantes, causou danos ao próprio sistema de drenagem, deteriorou o pavimento da avenida e chegou a afetar o tráfego de pedestres na calçada. Além disso, o acúmulo de água na porta das lojas próximas comprometeu o funcionamento de estabelecimentos comerciais.

Leia também:  Bebê nasce em carro no estacionamento de maternidade em Maceió

Diante da irregularidade, o estabelecimento será notificado e autuado. A medida está amparada na legislação municipal de meio ambiente e nas normas que tratam da instalação e manutenção de caixas de gordura para esse tipo de atividade comercial.

A Operação Línguas Sujas busca identificar e combater lançamentos indevidos de água imprópria na rede de drenagem urbana. Essa prática causa danos às tubulações, gera transtornos à população e provoca impactos negativos ao meio ambiente. É importante a colaboração da população com denúncias de irregularidades ambientais, que podem ser feitas por meio do telefone 156.

MaceióBrasil