Nesta semana, tiveram início as obras de reparação nos imóveis históricos dos bairros afetados pelo afundamento do solo na capital. A Prefeitura de Maceió recomendou que a empresa responsável pela atividade de mineração realize os reparos nas edificações, visando a preservação do patrimônio histórico da região. A iniciativa conta com o acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
Atualmente, cinco imóveis localizados no bairro Bebedouro, classificados como de valor histórico, estão passando por reparos. A Semurb é responsável por acompanhar as intervenções nos prédios identificados e garantir o cumprimento das normas para a recuperação dos imóveis históricos, com base no mapeamento das patologias e na consolidação das estruturas.
Para realizar o mapeamento dos imóveis, a Semurb conduziu um levantamento que identificou aproximadamente 50 edificações, não apenas nos prédios localizados na Zona Especial de Preservação Cultural no Bebedouro (Zep 3), mas também nas Unidades Especiais de Preservação (UEP). A ação tem como objetivo recuperar as estruturas físicas de cobertura e esquadrias, conforme a análise das patologias.