Um mutirão de cirurgias pediátricas teve início no último sábado (17) em Maceió, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde da cidade e a Santa Casa de Misericórdia. O objetivo é acelerar os atendimentos cirúrgicos, diminuindo a fila de espera para crianças. Ao todo, 23 tipos de procedimentos serão contemplados por esta iniciativa.
A expectativa é que 400 crianças da capital sejam operadas até o final do mutirão. Semanalmente, cerca de 30 crianças serão submetidas a cirurgias. Nos últimos seis meses, 700 crianças já foram operadas, e a meta é zerar a fila de espera ainda neste ano. A demanda por esses procedimentos chegou por meio da Defensoria Pública Estadual.
Para otimizar o processo e reduzir o tempo de espera, a administração municipal passou a gerenciar a marcação desses procedimentos, função que antes era exclusiva dos prestadores de serviço. Além disso, a contratação da CIPEAL – Cirurgia Pediátrica de Alagoas/LTDA contribuiu para a celeridade das cirurgias, em conjunto com a Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
Os procedimentos ocorrem aos sábados no Hospital Nossa Senhora da Guia (Santa Casa), localizado no bairro do Poço. Os sábados são alternados entre consultas de triagem, cirurgias e avaliações pós-operatórias. O mutirão abrange cirurgias de média complexidade, com os procedimentos mais frequentes sendo postectomia (circuncisão) e herniorrafia (correção de hérnias).