A Santa Casa de Misericórdia de Maceió promoveu, na manhã desta segunda-feira (28), um mutirão de consultas de oncoplastia (reconstrução mamária) voltado a pacientes mastectomizadas. A ação foi realizada pelo Serviço de Mastologia da instituição, no prédio do Ambulatório Central, ao lado da Santa Casa Farol.
Durante toda a manhã, cerca de 45 casos foram avaliados pelas mastologistas Lígia Teixeira, Carla Araújo, Jéssica Moreira, Laís Guedes e Juliana Bitencourt. A previsão era atender 30 mulheres nesta primeira edição.
Coordenadora do Ambulatório de Reconstrução Mamária, Lígia Teixeira destacou que 100 pacientes devem ser beneficiadas com o procedimento ao longo dos próximos 12 meses.
“É muito importante que possamos instituir a reconstrução mamária imediata, que é aquela realizada quando a mulher faz a cirurgia de retirada do câncer e já volta para casa com a sua mama reconstruída. Isso vai ser a realidade da Santa Casa. Na verdade, já tem sido há alguns anos, mas nós vamos intensificar daqui para frente”, disse a especialista.
O provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, ao lado de diretores e gestores da instituição, recepcionou o senador Rodrigo Cunha, parlamentar responsável pela liberação, via emenda, de recursos no valor de R$ 9 milhões de reais que serão utilizados para a execução de necessidades assistenciais apontadas pela Secretaria de Saúde de Maceió, entre elas, oncoplastias.
“Foi realmente uma alegria receber a visita do senador Rodrigo Cunha na Santa Casa Farol onde iniciamos o primeiro mutirão para consultas de mulheres que precisam de reconstrução de mama. Este projeto foi uma solicitação nossa e atendida de pronto por ele para agilizar ou facilitar as oncoplastias. O senador Rodrigo Cunha, como nós temos dito, foi o parlamentar que mais recursos destinou para a Santa Casa de Misericórdia de Maceió nos seus 173 anos de existência”, destacou o provedor.
O parlamentar conversou com as mulheres que aguardavam atendimento e viu de perto a emoção de pacientes, que, em muitos dos casos, aguardavam há anos pela oportunidade da oncoplastia.
“Fico feliz em contribuir com a Santa Casa de Maceió, que realiza um trabalho essencial para os alagoanos, os maceioenses. Muito bom ver tantas mulheres resgatando sua autoestima, mulheres que há muito tempo estavam aguardando cirurgias de reconstrução mamária. Através desse mutirão, possibilitado por recursos de emendas do nosso mandato, elas estão felizes, e é isso que faz com que a gente trabalhe cada vez mais para contribuir com a Santa Casa e retribuir a confiança das pessoas”, afirmou o senador.
Cleone Alice da Silva Costa tem 44 anos e foi uma das mulheres atendidas no mutirão. “É uma expectativa muito grande, muito boa, né? Porque já faz 10 anos que eu tive câncer e tirei as duas mamas. Acredito que agora eu vou conseguir. A Santa Casa sempre me auxiliou em tudo na hora que eu mais precisei. E não foi pago, não. Foi pelo SUS mesmo. Graças a Deus, eu sempre tive todo o atendimento que eu precisei, mas a questão da reconstrução foi mais difícil. Mas, agora, graças a Deus, chegou, né? Não me sinto menor do que ninguém por não ter as mamas, só que ajuda bastante na autoestima da mulher. A questão do câncer é uma coisa que só quem teve sabe”, pontuou a paciente.
Durante o mutirão, outras pacientes que foram ao local tiveram seu atendimento marcado para outras datas no Centro Médico Duílio Marsiglia, unidade da Santa Casa de Maceió. “Há três, quatro anos, a gente pensava no diagnóstico e tratamento. Hoje conseguimos ir além com a reconstrução mamária”, completou Aishá Gois, gestora da Linha Oncológica da instituição.
A ação contou com a participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que marcou presença no evento com voluntárias da entidade e as remadoras do Projeto Dragon Boat, grupo formado por mulheres mastectomizadas atendidas pela Santa Casa de Maceió.