Search
Close this search box.
Search

Mutirão combate focos do Aedes aegypti em borracharias de Maceió

Pneus não utilizados foram recolhidos para descarte adequado
maceiobrasil-800×450 (98)
Imagem: Campanha recolhe pneus inservíveis para evitar foco do Aedes aegypti. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou mais uma edição da campanha Maceió Unida Contra a Dengue. A iniciativa orienta trabalhadores de borracharias de diversos bairros da capital, de modo a prevenir e combater possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypticausador da dengue, chikungunya e zika vírus. A ação contou com orientações, panfletagem e recolhimentos de pneus para o descarte adequado.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Por meio da Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos (GDTVAP) e com  o apoio da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), as equipes da SMS evidenciaram a importância do armazenamento e do recolhimento regular dos pneus nas borracharias.

A gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico, esteve em um dos locais do mutirão e explicou que a ação faz parte de uma logística reversa, na coleta de pneus e na orientação para estabelecimentos que possivelmente podem promover criadouros de mosquitos Aedes aegypti. “Quem trabalha com a venda de pneus deve fazer o descarte correto, mas isso pouco acontece e, sendo assim, se faz necessário essa ação, para mobilizar esses estabelecimentos”, ressaltou.

Leia também:  ‘Ainda Estou Aqui’ alcança 1 milhão de espectadores e reforça o poder do cinema nacional

A gerente destacou, ainda, que 2023 é o ano da segunda ação da campanha. “Estamos com uma redução de números de casos de arboviroses em Maceió, no entanto, não podemos cessar o combate, pois a dengue é uma doença cíclica e os surtos podem acontecer repentinamente, pois depende muito do clima e comportamentos de criadouros indesejáveis do mosquito”, completou.

O chefe especial da Vigilância Sanitária, Airton Santos, participou da ação em um dos locais e reafirmou o compromisso com a saúde pública, referente ao  recolhimento de pneus descartados indevidamente. “Estaremos atentos ainda em fiscalizar e fazer o recolhimento desses pneus abandonados e sem uso em vias públicas com histórico de acúmulo de pneu, para evitar que continuem a oferecer risco à saúde da população”, frisou.

MaceióBrasil