Fundada em 2006, a Milon abriu sua primeira loja em 2010 em Joinville, Santa Catarina, e entrou para o mercado de franchising em 2016. De lá para cá, a rede de vestuário infantil com inspiração europeia vem crescendo a passos largos no mercado de Franchising. Até julho de 2023, a marca registou um incremento de 27% nas vendas, com base no mesmo período do ano passado, além de um Same Stores Sales de 10,6%. Neste segundo semestre, estão previstas mais 11 operações, totalizando 110 unidades em diferentes regiões do Brasil. Em 31 de agosto, a franquia inaugurou a centésima loja, implantada no Parque Shopping Maceió, na capital Alagoas.
Por pertencer ao Grupo Kyly, maior indústria têxtil infantil do Brasil, a Milon conta com know-how de 38 anos de atuação no mercado infantil. Além disso, a rede está inserida em um segmento com diversas oportunidades de crescimento, já que o setor voltado para as crianças requer sempre a renovação do guarda-roupa. Dessa forma, a marca busca ingressar nos principais shopping centers do território nacional. Atualmente, são 100 lojas físicas em operação, sendo 73 franquias e 27 lojas próprias. Nos primeiros sete meses de 2023, por exemplo, foram inauguradas seis operações, localizadas no Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Uberlândia (MG), Rondonópolis (MT), Eusébio (CE) e Florianópolis (SC).
Ainda no primeiro semestre do ano, a Milon participou pela primeira vez da ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do Brasil e do Mundo. Tal iniciativa contribuirá com o plano de expansão da marca, que visa mais 10 lojas até o fim de 2023. Para setembro está prevista mais uma inauguração no Conjunto Nacional de Brasília, no Distrito Federal, além da conversão, de loja própria para franquia, da loja de Anápolis, em Goiás.
“Até o momento, os negócios vêm registrando bons resultados. Tivemos um primeiro trimestre produtivo e isso se repetiu no segundo trimestre do ano. Hoje, já contamos com franqueados atuando no modelo de multifranquias, sendo dois deles comandando quatro operações cada um. E este é um conceito que tende a aumentar ao longo dos anos com a entrada de novos investidores. A Milon também segue mantendo o ritmo e bom momento se destacando com a conquista de diferentes premiações. Reafirmando a força da marca, pelo segundo ano consecutivo, a marca foi chancelada com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2023, principal reconhecimento do setor e termômetro das relações entre franqueador e franqueado. Além disso, conquistamos a premiação máxima no Prêmio Melhores Franquias do Brasil, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, comenta Claudinei Martins, diretor executivo comercial e de marketing do Grupo Kyly, detentor da marca Milon.
Atualmente, a rede oferece duas opções de modelos de negócio, o Tradicional e o Open Front, que traz um conceito que explora lojas sem vitrine. O investimento inicial para se tornar um franqueado é de R$ 350 mil, com prazo de retorno a partir de 24 meses. Tendência no Varejo, a proposta do modelo open front visa aumentar o fluxo de clientes em loja e permite uma rápida visualização dos produtos. Além disso, o formato proporciona a acessibilidade, principalmente no caso da franquia com foco no público infantil, já que muitos clientes vão às compras com bebês ou crianças que ainda utilizam carrinhos de apoio. Outra intenção da Milon com este modelo é transformar toda a unidade em uma vitrine, trazendo um conceito moderno, clean e acessível.
“Após estudos, ficou comprovado que a operação open front se adequa ao novo perfil de consumidor, que busca uma experiência diferenciada de consumo, optando por locais pensados para trazer mobilidade e praticidade no ato das compras. Acreditamos que o formato open front ajuda a atrair ainda mais os consumidores e, consequentemente, aumentar o fluxo, vendas e faturamento das lojas. Neste caso, a alteração do layout das unidades foi essencial para podermos apresentar melhor as roupas que vão desde o tamanho recém-nascido até o tamanho 14, por meio de um projeto arquitetônico mais atual”, explica Claudinei Martins.
Centésima Loja
Suana Nobre de Araujo Rizzo, de 38 anos, é jornalista de formação e franqueada da Milon há quatro anos. Ela conta que conheceu a marca como consumidora quando comprava para seus filhos e logo resolveu investir na franquia. Com outras duas lojas no estado de Alagoas, a terceira unidade da franqueada foi a 100ª loja da franqueadora. “Durante a obra, recebemos a notícia de seríamos franqueadas da centésima operação da rede. Ficamos muito honradas por saber que estamos fazendo parte da história do grupo. O sentimento é de gratidão por toda a trajetória e pela confiança, parceria e apoio que recebemos durante todo esse tempo. Acreditamos que será um ponto de muito sucesso, pois estamos em um corredor estratégico do shopping, onde ocorrem diversos eventos infantis e ficamos ainda mais próximos do público-alvo”, conta. Blandine Godoy, sócia de Suana nas três unidades, também está entusiasmada com a inauguração. “Estou realmente emocionada com tudo o que vem acontecendo. Obrigada ao Grupo Kyly e toda a equipe. Hoje é dia de agradecer e comemorar, na certeza de que temos um caminho lindo pela frente junto com a Milon e as operações que comandamos”, finaliza.
Sobre a Milon:
No mercado desde 2006, a marca é conhecida pela inspiração europeia e estilo clássico, e veste desde bebês até o tamanho 14. Fabricados com tecidos e detalhes exclusivos, os produtos Milon possuem alto valor agregado e excelente custo-benefício. Atualmente, são 100 lojas físicas em operação, sendo 73 franquias e 27 lojas próprias. O investimento inicial para se tornar um franqueado é de R$ 350 mil, com prazo de retorno a partir de 24 meses.