De dia ou à noite, a orla lagunar de Maceió não é mais a mesma. Quem passa pela região agora vê outro cenário, ocupado por moradores, de todas as idades, que aproveitam o espaço revitalizado e, agora, com o atrativo de um balanço gigante.
O equipamento começou a ser montado no dia 16, mas só na quinta (17), os trabalhos foram concluídos, após a finalização com a placa “Maceió é Massa”. Antes de estar pronto, o equipamento já foi motivo de folia entre as crianças do bairro.
O balanço tem 5 metros de altura e foi montado pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) com madeira de eucalipto sustentável.
Ele está instalado no jardim, que foi construído em um espaço antes tomado por lixo, no início da orla lagunar, próximo à Cambona. Após a limpeza e retirada de todos os resíduos, a área recebeu grama e dois canteiros de acesso à lagoa, além de uma quadra de areia para a prática de beach tênis e outras atividades esportivas.
De acordo com o assessor especial da Sudes, Robert Wagner, foram retiradas do local, 50 toneladas de lixo antes das mudanças. “A população ganhou um espaço de convivência e as crianças da região já têm um local descente, agradável para brincar. Estamos finalizamos a quadra de beach tênis e em breve instalaremos um parque sustentável”, antecipou.
Revitalização
Desde que iniciaram as obras de revitalização – atualmente na segunda etapa – os moradores da região começaram a ocupar os espaços públicos antes abandonados. A orla lagunar foi dividida em 10 trechos de 500 metros, totalizando 5 km de extensão, que serão contemplados com a ação “Eu Amo a Lagoa”.
Na primeira etapa, nos primeiros 500 metros, o lugar ganhou iluminação, reforma na calçada e ciclovia, pintura e sinalização, limpeza de entulhos e outras melhorias. Na segunda, além desses serviços, serão recuperadas duas quadras esportivas e um campo de futebol de areia.
A ação é coordenada pela Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito e conta com o trabalho da Sudes, da Superintendência de Transporte e Trânsito, da Secretaria de Infraestrutura e da Superintendência de Energia e Iluminação Pública.