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Maceioense gasta 12,5 % do salário-mínimo com transporte público, o menor índice em 20 anos

Prefeitura de Maceió consegue alcançar resultado histórico ao implementar uma política na SMTT em prol dos cidadãos
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Imagem: Gasto mensal foi reduzido devido a uma política de governo da Prefeitura de Maceió que arca com o subsídio ao transporte público. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Quem utiliza o transporte público em Maceió gasta o menor percentual do salário-mínimo desde 1999. Segundo levantamento do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), os maceioenses gastam em média R$ 147,40, considerando duas passagens por dia, no trajeto ida e volta. O gasto com transporte é 12,5% do salário-mínimo, atualmente no valor de R$ 1.212,00.

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De acordo com a análise, esse índice é o menor em 23 anos. Em 1999, o índice registrado foi de 24,3%. Uma diferença de 12,1%, mais que o dobro do comprometimento do salário dos usuários dos coletivos de Maceió, em comparação com o momento atual. O gasto mensal foi reduzido devido a uma política de governo da Prefeitura de Maceió que arca com o subsídio ao transporte público, uma medida que ocorre em diversos países e também no Brasil, a citar Brasília, São Paulo, Curitiba e Recife.

Quanto ao subsídio, esse tem um papel importante pois ajuda a manutenção da tarifa em patamares mais baixos diferentemente do que acontecia anteriormente. Sem esse repasse, a tarifa custaria em média R$ 6,55, ocasionando um maior desembolso para o usuário.

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O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, André Costa, integrou a comissão que realizou os estudos para redução da passagem. À frente da pasta, coordena o monitoramento da operação, custos e investimentos para o funcionamento dos coletivos que circulam na cidade.

“O sistema precisa encontrar meios de buscar equilíbrio econômico-financeiro. Para isso, técnicos fazem um monitoramento constante, para que a população tenha um transporte público de qualidade, mas também que as concessionárias não entrem em colapso, em virtude dos elevados custos de operação “, explicou Costa.

Vale destacar que o subsídio é um instrumento legal para compensar o sistema de transporte público, com a análise da tarifa técnica, que considera o custo de operação das empresas concessionárias de transporte, e avalia o aumento dos preços dos insumos, como o diesel, pneus, peças dos veículos, etc,. E a tarifa social, essa praticada e custeada pelos usuários.

MaceióBrasil