O prefeito JHC assinou, nesta quarta-feira (7), um convênio entre a Secretaria de Saúde de Maceió e o Hospital Universitário (HU) para viabilizar a criação do primeiro posto de coleta de leite materno.
“Atendemos a um pedido antigo de tantas mães e famílias que necessitam desse alimento. De forma inédita, Maceió também vai passar a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH), do Ministério da Saúde”, afirma JHC.
O ponto de coleta funcionará na unidade de saúde Hamilton Falcão, que fica no Benedito Bentes. A previsão é que ele passe a operar a partir de agosto. De lá, todo o leite recolhido será pasteurizado e armazenado no Banco de Leite do HU, onde ficará disponível para atender a quem precisar.
A iniciativa é uma política pública que será parte do programa de atenção às gestantes, puérperas e lactantes desenvolvido pelo Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres. Para a coordenadora, Ana Paula Mendes, é uma forma de amparar as famílias e as mães que precisam da atenção do município.
“É preciso que as pessoas entendam que os bancos existentes não possuem estoque adequado desse que é um nutriente fundamental no bem-estar de bebês e recém-nascidos. O leite materno salva vidas”, explica.