A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió reforça a importância da vacinação contra a dengue como estratégia essencial para conter a disseminação da doença. A vacina está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, incluindo aqueles que já tiveram infecção prévia pelo vírus.
O esquema vacinal prevê duas doses, aplicadas com um intervalo de três meses entre elas. O imunizante pode ser encontrado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 16h, e nos Corujões da Saúde até às 21h.
Vacinação e medidas de prevenção devem andar juntas
A SMS faz um apelo para que pais e responsáveis levem seus filhos aos postos de vacinação, destacando que a imunização não substitui outras medidas de controle do Aedes aegypti, como:
- Eliminar recipientes com água parada;
- Manter caixas d’água e reservatórios fechados;
- Descartar corretamente pneus e outros objetos que possam acumular água;
- Usar repelentes e telas de proteção em janelas.
A coordenadora-técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, destaca que a vacina protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), ajudando a reduzir internações e óbitos.
A dengue é uma infecção viral transmitida pelo Aedes aegypti, podendo evoluir para formas graves e, em alguns casos, ser fatal. Até o momento, não existe um tratamento específico, tornando a prevenção e o controle do vetor as principais estratégias de combate à doença.