Search
Close this search box.
Search

Maceió passa a usar contentores subterrâneos para limpeza urbana

Nova tecnologia de armazenamento de resíduos melhora a estética da cidade
Contentores subterrâneos
Imagem: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Prefeitura inicia funcionamento de lixeiras subterrâneas.

Maceió apresenta uma inovação na limpeza urbana com a introdução de nove contentores subterrâneos para lixo orgânico, reciclável e rejeitos. A implementação desses equipamentos começou nesta quarta-feira (7), abrangendo áreas estratégicas como o calçadão da orla lagunar na Avenida Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago, no calçadão da Avenida Dr. Antônio Gouveia, na Pajuçara, e na Avenida Silvio Viana, na Ponta Verde.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A coleta mecanizada de resíduos sólidos comuns adota o Sistema de Contentores Subterrâneos (SCS), uma tecnologia amplamente empregada na Europa e ainda em estágio inicial de implementação no Brasil. Esse sistema armazena os resíduos abaixo do nível do solo, contribuindo para uma estética urbana mais agradável, livre de lixeiras transbordando.

“Os contentores subterrâneos representam a forma mais responsável de armazenar o lixo antes da coleta em áreas de grande movimentação. Portanto, buscamos essa alternativa para proporcionar benefícios à população, melhorando a paisagem urbana desses locais, facilitando o trabalho dos nossos profissionais de coleta e garantindo a fluidez dos pedestres”, comentou Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb.

A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), responsável pela instalação e manutenção dos contentores, planeja implantar mais seis equipamentos no canteiro central do Benedito Bentes.

Leia também:  Procon Maceió divulga pesquisa de preços para o Dia das Mães

“Tudo o que contribuir para aprimorar a limpeza urbana da capital será considerado e expandido por nós. A busca pela excelência no trabalho é uma parte fundamental da gestão do Prefeito JHC, e é exatamente isso que estamos fazendo, introduzindo novas tecnologias que melhoram o cotidiano das pessoas e as aproximam da Prefeitura de Maceió no esforço pela manutenção da limpeza da cidade”, acrescentou Teófilo.

Funcionamento dos Contentores: O sistema é composto por quatro módulos:

  • Caixa de concreto: base para instalação dos equipamentos, garantindo a fixação no solo;
  • Plataforma com elevação hidráulica: conjunto hidráulico que eleva os contentores subterrâneos até o nível do solo para remoção;
  • Contentores de 1.000 litros: armazenam os resíduos até a coleta;
  • Bocas coletoras: interface entre o sistema de contentores subterrâneos e o usuário.

Locais de Instalação dos Contentores:

  • Calçadão da orla lagunar – Avenida Senador Rui Palmeira – Vergel do Lago;
  • Calçadão da orla de Pajuçara – Avenida Dr. Antônio Gouveia (próximo à feirinha de artesanato) – Pajuçara;
  • Calçadão da orla de Ponta Verde – Avenida Sílvio Viana (próximo à banca de revista) – Ponta Verde.
MaceióBrasil