De janeiro a junho de 2023, a Defesa Civil de Maceió já atendeu 877 ocorrências, das quais 220 por edificações com problemas de estrutura ou infiltrações.
As famílias atendidas pela Defesa Civil de Maceió recebem todas as orientações para evitar que novas situações de risco aconteçam e havendo a necessidade são retiradas do local para salvaguardar a vida.
O Jacintinho foi o mais afetado neste período, com um total de 96 ocorrências. O segundo bairro com mais chamados foi o Benedito Bentes, com 85 ocorrências. “Esses bairros possuem muitos pontos de risco e isso acaba ocasionando um número maior de ocorrências”, explica o diretor-operacional Anderson Daniel.
Os pontos de risco são mapeados pelo Plano Municipal de Redução de Risco, somando ao todo 570 locais, em sete áreas de toda a capital. As localidades são divididas entre os riscos baixo, médio, alto e muito alto.
Maceió possui 172 áreas de risco no nível muito alto e 180 de risco médio. Estes locais são suscetíveis a deslizamentos de barreiras, desabamentos, alagamentos, entre outros. A diretoria social da Defesa Civil de Maceió acompanha cada caso e faz os encaminhamentos necessários para que as famílias atendidas recebam os benefícios socioassistenciais.