Maceió gerou mais empregos no turismo do que todo o restante do estado de Alagoas, de acordo com dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Entre janeiro e julho de 2024, a capital criou 991 novos postos de trabalho na chamada “Cadeia de Turismo”, enquanto os demais 101 municípios alagoanos somaram 917 empregos no setor.
O cenário se repete em relação ao ano anterior. Em 2023, dos 1.975 empregos gerados no turismo em Alagoas, 1.134 foram criados em Maceió, representando 58% do total no estado. Os dados nacionais da Embratur sobre geração de empregos no setor em 2024 ainda não foram divulgados.
Além da liderança no turismo, Maceió também gerou a maior parte dos empregos formais em Alagoas no ano passado. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), a capital registrou um saldo de 11.712 empregos com carteira assinada em 2024, o que corresponde a quase 60% dos 20.363 postos de trabalho formais criados em todo o estado.
Desde 2021, a Prefeitura de Maceió tem adotado medidas para impulsionar o setor turístico, incluindo a criação de um calendário de eventos na alta e baixa temporada, a promoção da cidade em âmbito nacional e internacional e melhorias na infraestrutura urbana. Essas ações também impactam o comércio e os serviços, tornando a capital um dos destinos mais procurados do país.