Maceió começou a aplicar a vacina da Moderna (SpikeVax) contra a subvariante Ômicron XBB 1.5 da Covid-19. A vacinação é indicada para crianças de 6 meses a 4 anos, pessoas a partir de 5 anos que nunca se vacinaram e como reforço para grupos prioritários, como gestantes, puérperas, imunocomprometidos, idosos, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência, comorbidades ou em situação de rua, e funcionários do sistema prisional.
Para se vacinar, é necessário comparecer a uma unidade de saúde com documento de identificação e caderneta de vacinação. Os grupos prioritários precisam comprovar sua elegibilidade, exceto gestantes, pessoas com deficiência e população em situação de rua, que podem se autodeclarar. Pessoas com 5 anos ou mais que não pertencem a nenhum grupo prioritário e nunca foram vacinadas podem tomar uma dose única.
Para crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina complementa o esquema de três doses ou serve como reforço. Para os grupos prioritários a partir de 5 anos, será um reforço, com o próximo agendado para 6 ou 12 meses depois, dependendo do grupo. Pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários e já se vacinaram não estão incluídas na vacinação neste momento.