O prefeito de Maceió, JHC, apresentou, nesta quarta-feira (12), o novo aplicativo de mobilidade que passará a ser usado na Capital: o Moovit. O app multimodal funcionará como um planejador de viagens e promete trazer mais qualidade ao transporte público por dispor de várias ferramentas, entre elas a de poder mostrar em tempo real quanto falta para que os ônibus cheguem aos pontos e o nível de ocupação, além de acessibilidade.
A iniciativa, de acordo com o prefeito, é mais um avanço, inclusive na aquisição das passagens de ônibus. “A gente está mudando todo esse conceito do chamado cartão Bem Legal, que a gente sabe que é uma tormenta na vida do maceioense. Vamos mudar, modernizar e informatizar nosso sistema de transporte público. Temos cobrado isso das empresas. O que pretendemos é que os 180 pontos para aquisição dos cartões atuais estejam também dentro do aplicativo, trazendo essas informações”, disse.
O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, André Costa, também destacou a comodidade e eficiência que o novo app trará. “A tecnologia vem para nos ajudar, para que o serviço seja prestado cada vez mais com eficiência”, disse, ao lembrar que o transporte público é o que as pessoas mais utilizam todos os dias.
Pedro Palhares, gerente geral do Moovit no Brasil, fez uma apresentação sobre o app. Ele disse que a missão do Moovit é “simplificar a mobilidade urbana, fazendo os deslocamentos mais eficientes, acessíveis e sustentáveis. É um orgulho ser escolhido o aplicativo oficial de Maceió e oferecer todas estas facilidades às pessoas, deixando a cidade mais conectada”, afirmou.
O Moovit é uma empresa israelense, com serviço gratuito, e está disponível para Android, iOS e na web. Além de planejar viagens, oferece um guia completo para todo o deslocamento, incluindo trajetos a pé até as paradas, e alertas sobre onde descer ou trocar de ônibus. O aplicativo é completamente acessível para deficientes visuais e pessoas com restrições de locomoção.
*Com informações da Prefeitura de Maceió