Search
Close this search box.
Search

Laboratório clandestino é interditado pela Vigilância Sanitária em Maceió

Estabelecimento na Levada operava sem alvará, sem responsável técnico e sem contrato para descarte de resíduos contaminados.
Imagem: Cortesia
Laboratório tem prazo de 90 dias para se adequar à legislação sanitária.

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou, nesta quarta-feira (9), um laboratório clínico clandestino localizado no bairro da Levada. O local funcionava em desacordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sem alvará sanitário, responsável técnico e contrato com empresa especializada para o descarte de resíduos contaminados.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


De acordo com a Visa, as irregularidades violam a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 786/2023, que regulamenta o funcionamento de serviços de saúde no país. Como medida imediata, o laboratório foi autuado e interditado, com prazo de até 90 dias para que sejam feitas as adequações exigidas por lei e a solicitação de desinterdição.

Leia também:  Motoristas podem ter 40% de desconto em multas usando app da CNH Digital

O processo administrativo já foi instaurado e pode resultar em multa que varia entre R$180 e R$38 mil, especialmente em casos de reincidência.

A população pode contribuir com a fiscalização, denunciando estabelecimentos que atuam em desacordo com as normas sanitárias. As denúncias podem ser feitas à Vigilância Sanitária de Maceió pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou por meio do WhatsApp (82) 98752-2000, que recebe mensagens de texto, fotos e vídeos, 24 horas por dia. O anonimato do denunciante é garantido.

MaceióBrasil