Nesta quinta-feira (30), a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) teve como convidado o prefeito de Maceió, JHC, para uma reunião com sua diretoria na Casa da Indústria, no Farol. Durante a ocasião, JHC apresentou os investimentos realizados em sua gestão na capital alagoana e mostrou o cenário encontrado quando assumiu a liderança do município, explicando como organizou as finanças públicas de Maceió. O encontro foi presidido pelo presidente da Fiea, José Carlos Lyra.
Ao falar aos empresários presentes, o prefeito enfatizou a importância de seguir uma trilha responsável e sólida, evitando voos de galinha, para a benefício do setor privado e de todo o estado de Alagoas. Acompanhado do secretário municipal de Economia, João Felipe Borges, JHC mostrou números que comprovam o ajuste fiscal e o recorde de investimentos em Maceió em 2021, superando anos anteriores. O prefeito ainda destacou a herança negativa deixada pela antiga gestão, como um déficit de R$ 330 milhões nas finanças e gastos mensais que extrapolavam os R$25 milhões.
Para reverter essa situação, JHC adotou um modelo de gestão financeira mais responsável, incluindo a contenção de gastos, a reavaliação de contratos e a redução de custos em 30%. Além disso, a Prefeitura editou 11 decretos que estabeleciam regras para redução de custos, criação de grupos de estudos e leis de temática fiscal.
No final da reunião, o prefeito JHC respondeu perguntas dos empresários e se colocou à disposição da Federação. O presidente da Fiea, José Carlos Lyra, agradeceu a presença do prefeito e dos diretores da entidade, destacando a importância da parceria.