Search
Close this search box.
Search

IPTU 2024 com desconto: Prefeitura de Maceió disponibiliza guias de pagamento

Cidadãos podem quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano à vista com até 15% de desconto.
IPTU
Imagem: Ascom Sefaz
Este ano, a Prefeitura oferece três opções de desconto, além do pagamento parcelado, sem desconto.

As guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 já estão disponíveis para emissão no site da Prefeitura aqui. Este ano, os maceioenses têm a opção de quitar o imposto à vista, com descontos de até 15%, ou parcelado em 10 vezes, sem descontos. A primeira cota única de 2024 oferece 15% de abatimento no valor total do IPTU do imóvel e vence em 31 de janeiro.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Para obter o boleto, é necessário informar o número de inscrição imobiliária (disponível em carnês antigos do IPTU) ou o CPF do titular do imóvel. O número de inscrição também pode ser localizado pelo endereço na ferramenta de ‘Consulta Imóveis’ aqui.

A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) informa que, este ano, não enviará carnês ou boletos físicos para pagamentos com descontos, disponibilizando-os exclusivamente pela internet, no site de serviços do órgão.

Além da cota digital com 15% de desconto, o Município oferecerá a opção de pagamento com 10% de desconto (vencimento em 29 de fevereiro) e 5% de desconto (vencimento até 29 de março). As guias com esses descontos estarão disponíveis a partir do vencimento da primeira cota, no início de fevereiro.

Leia também:  Os perigos das doenças causadas pelo fumo

O IPTU pode ser pago via PIX, com o QR code gerado na emissão do boleto, ou por aplicativos bancários pelo código de barras disponibilizado pelo site.

A Sefaz oferece atendimento virtual para auxiliar na emissão do imposto. Acesse o site www.online.maceio.al.gov.br, solicite o serviço à atendente virtual Roberta e forneça os dados para gerar o tributo. A Secretaria destaca que o tributo só é gerado pelos canais oficiais da Prefeitura de Maceió.

O IPTU, tributo anual, contribui para políticas públicas, como obras, reformas e aquisição de equipamentos, impactando diretamente no bem-estar da população. Imóveis com IPTU em atraso podem ser inscritos em dívida ativa, acarretando consequências legais, cobranças judiciais e penhora de valores em conta corrente, além de juros e multas por atraso.

MaceióBrasil