Search
Close this search box.
Search

Hospital Metropolitano de Alagoas garante acesso à vasectomia gratuita pelo SUS

O procedimento leva de 15 a 20 minutos para ser realizado e não há necessidade de internação.
Imagem: Neide Brandão / Ascom Sesau
A cirurgia de vasectomia é para homens que não pretendem ter filhos.

No Dia Internacional do Homem, comemorado nesta terça-feira (19), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) chama atenção para o papel do homem no planejamento familiar. O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), situado em Maceió, garante gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia de vasectomia, procedimento realizado com anestesia local, que impede o transporte dos espermatozóides.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Para realizar a cirurgia, o interessado deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do seu município de residência e manifestar o desejo de adotar o método contraceptivo definitivo. Após esse passo, o paciente será encaminhado a um especialista, que indicará os exames pré-operatórios necessários e fornecerá orientações sobre o procedimento.

Por se tratar de uma esterilização, os pacientes passam por um questionário detalhado e devem aguardar um período de 60 dias para refletirem sobre a decisão. Somente após esse prazo, caso a decisão seja mantida, a cirurgia será agendada.

Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a vasectomia é uma opção segura e eficaz para promover o planejamento familiar, permitindo que homens assumam um papel ativo na contracepção e contribuam para a saúde reprodutiva do casal. “A vasectomia é uma estratégia de planejamento familiar que permite ao homem participar ativamente da decisão sobre ter filhos, reduzindo a necessidade de métodos mais invasivos para a parceira, como a laqueadura”, salientou.

Leia também:  Tuberculose em Alagoas: diagnóstico precoce aumenta as chances de cura

QUEM PODE REALIZAR

O médico urologista do HMA, Sérgio Lopes, esclarece que para realizar o procedimento, o homem deve ter mais de 21 anos de idade ou no mínimo dois filhos vivos. O procedimento cirúrgico leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação.

“Com o uso de anestesia local, identificamos o canal responsável pela passagem dos espermatozoides. A partir daí, é retirado um fragmento de cada um dos dois canais, a fim de evitar essa passagem e garantir a contracepção”, destacou Sérgio Lopes.

Ainda de acordo com o urologista, para uma boa recuperação, o paciente deve fazer repouso, principalmente no dia do procedimento. “O homem deve evitar esforço físico após a cirurgia, entretanto, pode retornar suas atividades em torno de dois dias após o procedimento”, frisou.

Sérgio Lopes pontuou, ainda, que não existe risco de hérnia e sangramentos, bastando ter os cuidados pré-operatórios normais para evitar infecções. “Entre esses cuidados estão a troca dos curativos e a lavagem do local com água e sabão neutro, além de tomar os antibióticos prescritos”, especificou.

MaceióBrasil