É chocante imaginar a crueldade de atropelar animais indefesos e simplesmente seguir em frente. Foi o que aconteceu com quatro cães no conjunto Village Campestre, na Cidade Universitária, em Maceió, no último domingo (11). Os animais foram atingidos por um veículo, cujos ocupantes não prestaram socorro, e acabaram morrendo no local.
O caso chegou ao conhecimento da Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal (DCAPA) na tarde de segunda-feira (12), através de uma denúncia recebida via mensagem de aplicativo. Junto com o relato, vídeos foram enviados mostrando o veículo envolvido no atropelamento e a triste cena dos cachorros mortos.
Diante das evidências, as equipes iniciaram imediatamente as investigações. A análise rápida dos vídeos e informações permitiu localizar e identificar o homem suspeito de dirigir o carro no momento do atropelamento.
Em um desdobramento da investigação, os corpos dos animais foram encontrados escondidos no fundo de uma cacimba com cerca de 20 metros de profundidade. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para auxiliar na retirada dos cães.
Após serem resgatados, os corpos foram encaminhados para a perícia, fundamental para a continuidade do processo investigativo. Um inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos e o suspeito foi intimado a comparecer à delegacia.
O homem identificado foi chamado para prestar depoimento nesta terça-feira (13). A legislação brasileira estabelece a obrigação de prestar socorro a animais atropelados ou, no mínimo, comunicar o incidente às autoridades competentes, o que, de acordo com os indícios iniciais, não teria ocorrido neste caso.