De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Maceió registrou um saldo positivo na geração de empregos formais nos primeiros quatro meses de 2023. Somente em abril, foram criados 973 novos empregos, enquanto Alagoas teve um saldo negativo de -3.533.
Destacando-se dos meses anteriores, março teve um saldo positivo ainda maior, com a abertura de 2.259 vagas formais. O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Francisco Sales, atribui esse resultado aos investimentos atraídos pela cidade, que beneficiam os trabalhadores de Maceió.
“Estamos iniciando com um cenário muito positivo na criação de novos empregos formais em nossa cidade, o que beneficia diversos setores da economia. Vamos nos concentrar em capacitar cada vez mais os trabalhadores de Maceió, para que essas oportunidades sejam preenchidas por profissionais qualificados”, enfatiza Sales.
Ele ressalta ainda a importância da qualificação profissional para aumentar esses números nos próximos meses, tanto para aqueles que buscam ingressar no mercado de trabalho, quanto para os que procuram o primeiro emprego e para os que já estão empregados.
“No que diz respeito à qualificação do trabalhador, estamos focados em oferecer novas profissões e cursos de aperfeiçoamento, para que todos estejam preparados para assumir cargos importantes no mercado e para que os setores geradores de emprego em Maceió possam contratar trabalhadores locais”, complementa ele.
Setor de serviços lidera na criação de empregos
Analisando os setores, o segmento de serviços liderou pelo quarto mês consecutivo na geração de novas vagas no mercado de trabalho. Somente em abril, foram formalizadas 685 vagas nesse setor. Em seguida, vem o comércio, com 193 vagas, a indústria, com 113 vagas, a construção civil, com 11 vagas, e a agropecuária, que teve um saldo negativo de -29 vagas.