1.400 kg de alimentos estragados ou com o prazo de validade vencido foram apreendidos em uma operação da Vigilância Sanitária realizada na sexta-feira (5), no sábado (6) e no domingo (7) em Maceió. Cerca de 80 estabelecimentos como supermercados, laticínios e frigoríficos foram fiscalizados.
Uma panificação localizada no Farol e uma avícola no Tabuleiro do Martins foram interditadas por falta de higiene e más condições de trabalho, além de estarem sem o alvará sanitário. Foram apreendidos alimentos como carne de boi, linguiça, calabresa, salsicha e queijo, todos impróprios para consumo.
De acordo com a Vigilância Sanitária, sete equipes foram aos estabelecimentos comerciais para verificar as condições de armazenamento, refrigeração, manipulação, conservação e comercialização de alimentos.
“Encontramos uma panificação funcionando em local bastante insalubre, com fezes de roedores, equipamentos inadequados para uso e ausência de alvará sanitário. Já a avícola, apresentava esgoto a céu aberto, funcionários sem equipamentos de proteção individual adequados, ausência de alvará sanitário, dentre outras irregularidades”, explicou o coordenador do órgão, Airton Santos.
Os proprietários dos locais onde as irregularidades foram encontradas já foram notificados, autuados e têm 90 dias para regularizar a situação. Caso o problema não seja resolvido, os donos dos estabelecimentos podem pagar multa que varia entre R$ 180 a R$ 19 mil.
Também participaram da ação, as equipes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).