O feriado nacional de 1º de Maio, Dia do Trabalhador, altera o funcionamento dos serviços públicos e do comércio em Maceió. Tradicionalmente, repartições públicas, agências bancárias e estabelecimentos comerciais não funcionam nesta data, com exceção dos serviços essenciais, como saúde e segurança, mantidos em regime de plantão.
Em Alagoas, o governo estadual decretou ponto facultativo para esta sexta-feira, 2 de maio, conforme o Decreto nº 100.540/2024. A medida vale para as unidades da administração pública direta, autárquica e fundacional. No entanto, a Prefeitura de Maceió decidiu manter o funcionamento normal das repartições municipais.
As agências bancárias também não abrem nesta quinta-feira, mas retomam as atividades na sexta, em todo o país. O comércio em geral segue o mesmo esquema, reabrindo no dia 2, após o feriado.
Durante o feriado, os shoppings centers da capital terão horários especiais. As praças de alimentação, lojas e quiosques funcionarão das 12h às 21h nesta quinta-feira (1º), conforme informado pelas administrações dos centros comerciais.