Começa nesta terça-feira (29) o Feirão do Nome Limpo, no Calçadão do Comércio de Maceió. As negociações são presenciais e vão até o dia 1º de dezembro, das 9h às 15h. O evento é uma oportunidade para os endividados negociarem e saírem da situação negativada.
No feirão, o consumidor poderá consultar os cadastros inadimplentes de crédito no local e verificar se seu nome está negativado. Caso esteja, os débitos podem ser negociados através de acordos especiais.
A Câmara de Dirigentes Lojista de Maceió (CDL), Associação Comércio de Maceió Boa Vista SCPC, Equatorial, BRK, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Brasil estarão presentes no local para negociar os débitos e realizar acordos.
Um levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio aponta que em outubro, 71,2% das famílias de Maceió estavam endividadas e 22,1% estavam em situação de inadimplência.
O diretor-executivo do Procon, Leandro Almeida, explica que o evento busca diminuir o superendividamento da população maceioense.
“O objetivo do Feirão é levar o consumidor que encontra-se negativado a reorganizar suas finanças, negociar suas dívidas e, a partir daí, limpar seu nome em condições especiais e benéficas”, explicou.
Segundo o Procon, a expectativa este ano é atender mais de 100 consumidores por dia, superando os números da campanha anterior.
“Somente a Equatorial, em 2021, no feirão realizou um volume de R$5 milhões em negociações com os consumidores. Isso mostra a importância da feira para os consumidores, para as empresas e também para a circulação de riqueza em nossa cidade”, explicou Leandro Almeida.