Vândalos roubaram parte dos óculos da estátua do renomado dicionarista alagoano Aurélio Buarque de Holanda, localizada na orla da Ponta Verde, em Maceió. A estátua, inaugurada em novembro de 2015, retrata Aurélio sentado em um banco segurando um dicionário e um óculos. Ainda não se sabe quando o ato de vandalismo ocorreu.
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SEMCE) divulgou uma nota informando que uma vistoria será realizada para os reparos necessários. Este não é o primeiro incidente envolvendo a escultura; em 2016, poucos meses após a instalação, os óculos também foram quebrados. A estátua, feita de cobre pelo artista mineiro Léo Santana, foi colocada na Ponta Verde, um dos locais favoritos de Aurélio.
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, nascido em Passo de Camaragibe em 1910 e falecido no Rio de Janeiro aos 78 anos, foi um destacado lexicógrafo, professor, tradutor, ensaísta e crítico literário. Membro da Academia Brasileira de Letras, ele é amplamente conhecido pelo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. A escultura serve como uma homenagem permanente ao seu legado na cultura e literatura brasileiras.