Search
Close this search box.
Search

Escola Municipal no Benedito Bentes incentiva hábito da leitura com projeto “Pare e Leia”

Alunos dedicam 20 minutos semanais à leitura de livros e escola cria estratégia para medir nível de leitura individual e coletivo.
maceiobrasil-800×450 – 2023-04-24T080043.225
Imagem: O “Leitometro” mede a quantidade de livros lidos por cada aluno durante o mês. Foto: Arthur Vieira.

A Escola Municipal Professora Maria José Clemente, que está localizada no bairro de Benedito Bentes, tem um compromisso semanal com seus alunos. O projeto “Pare e Leia” é realizado todas as terças-feiras nas salas de aula, onde os alunos têm a oportunidade de desfrutar de 20 minutos de leitura dedicados ao aprendizado de qualidade através dos livros. O projeto foi iniciado em 2019, com o objetivo de incentivar todos os alunos e funcionários a desenvolver o hábito da leitura. Mirella Lins, aluna do 5º ano B, compartilhou sua experiência ao participar do projeto: “Eu adoro participar do ‘Pare e Leia’ porque melhorei muito minha leitura, tenho vários livros em casa e costumo ler bastante”.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


David de Oliveira, também do 5º ano B, é outro entusiasta do projeto. Ele lidera o ranking de leitura junto com Mirella e destaca: “Gosto muito de ler. Acho que esse projeto é muito bom. O livro que eu mais gostei de ler este ano foi o ‘Alvo’, que fala sobre um professor que ajuda uma cidade inteira e é isso que os professores fazem, ajudam todo mundo”.

A coordenadora pedagógica, Júlia Márcia, enfatiza que a leitura é um horizonte que se expande, e o projeto favorece a criação de uma geração de leitores. “Nossa escola tem uma característica muito forte, que é desenvolver o gosto pela leitura para que a criança descubra esse mundo que existe nos livros e adquira novos conhecimentos. Temos certeza de que este projeto trará bons resultados”, disse.

Para incentivar ainda mais a leitura, a professora Larissa Estevam criou o “Leitômetro”, que é preenchido manualmente pelos alunos após a leitura de cada livro. Essa estratégia permite medir quantos livros cada aluno lê por mês, além de monitorar o nível de leitura individual e coletiva.

A professora explica que a leitura não é obrigatória e que os alunos têm toda a liberdade de escolher o que querem ler, desenvolvendo assim o gosto pela leitura a partir do que acham interessante. Além disso, há um segundo momento em que os alunos escolhem um livro para levar para casa e, em seguida, preenchem um diário de leitura para compartilhar suas impressões.

“No início, alguns alunos pegavam livros, mas não liam. Com o ‘Pare e Leia’, todos estão se esforçando para preencher seus diários de leitura. Tivemos um grande crescimento de leitores aqui na escola, todos melhoraram muito na fluência da leitura”, destacou a professora.

MaceióBrasil