Para celebrar o Dia da Internacional do Enfermeiro (12/05) e dia do Técnico de Enfermagem (20/05), a Santa Casa de Maceió encerra, nesta sexta-feira (19), a programação da Semana de Enfermagem. A ação foi dividida em dois momentos: no dia 12, com mesa redonda, palestras sobre humanização e autocuidado, sorteio de brindes, uma sessão de cinema (com direito a pipoca e guaraná) e uma deliciosa mesa gourmetizada do Serviço de Nutrição.
Já o segundo momento, que também acontece no Centro de Estudos Prof. Lourival de Melo Mota, será finalizado com mesa redonda, apresentação sobre Segurança do Paciente, curso de automaquiagem, e sorteios de mais brindes, além de uma mesa com comidinhas especiais.
“Não poderíamos deixar de prestigiar quem, de fato, cuida de tantas vidas. É difícil reunir todos, porque os profissionais estão nas suas unidades, cuidando dos nossos pacientes, e em outras atividades pessoais. Nesta condição, viabilizamos momentos para agregarmos os colaboradores entre às 15h às 19h, para que as pessoas que trabalham durante o dia, como também as quem trabalham no período da noite, fossem oportunizadas”, disse a gestora de Enfermagem, Daniela Broad.
A Santa Casa de Maceió possui em torno de 200 enfermeiros e mais de 800 técnicos de enfermagem. Segundo Daniela, cerca de 90% são mulheres. “Buscamos uma programação leve, gostosa, descontraída e humanizada. Isso se deu desde a escolha das palestras até o filme exibido, pois queríamos algo que passasse uma mensagem bem legal, que os fizesse rir ao máximo e sentirem o quanto são importantes para a instituição e nossos pacientes, pois é assim que almejamos nossos colaboradores: leves, felizes e confiantes. Tudo foi planejado nos mínimos detalhes para que eles se sentissem prestigiados”, reforçou a gestora.
Atuando na Santa Casa de Maceió desde 2004, Daniela Broad foi apresentada aos desafios da profissão quando fez seu estágio no hospital. De lá para cá, trabalhou como enfermeira assistencial, foi supervisora de unidade, assumiu a coordenação, e, atualmente é quem comanda a Gestão de Enfermagem.
“Fazer gestão de pessoas, de processos e demandas individualizadas, de uma forma que resulte em uma excelente experiência do paciente e sustentabilidade institucional, contando que somos um hospital filantrópico, não é fácil. Tem muito que querer e gostar do que faz. Aperfeiçoar-se, por várias vezes, sair de zona de conforto e encarar desafios do sistema de saúde. Mas acompanhar a evolução satisfatória dos nossos indicadores é muito gratificante. Sistemas ruins, levam as pessoas a fazerem escolhas ruins. Trabalhamos arduamente para termos um cenário satisfatório, transformador e de boas escolhas”, disse Daniela.
As enfermeiras Manuella Lima, Amauisy Conceição Farias e Ana Alice Peixoto abriram o primeiro dia de atividades com depoimentos sobre a prática da profissão na Santa Casa de Maceió. “Foi bem bonito ouvir os depoimentos dados pelas enfermeiras convidadas, porque muitas vezes, de fato, é só preciso parar e dizer: vou fazer o meu melhor com o que eu tenho, já que nem sempre terei o que gostaria para fazer o meu melhor. Para isso, precisa ter muito apreço pelo o que se faz. Se não estimássemos nossas práticas, dificilmente conseguiríamos resultados tão significativos, não conseguiríamos os títulos que hoje temos, que certificam o nosso comprometimento com a instituição e os nossos pacientes”, finalizou a gestora.