Cerca de dois mil estudantes de cinco escolas da rede municipal de ensino vão contar com prédios novos, adequados e confortáveis para estudar. A iniciativa da Prefeitura de Maceió em realocar as unidades de ensino para endereços novos foi tomada porque os prédios antigos estavam com a estrutura danificada.
As Escolas Municipais Benedita da Silva Santos e Maria de Fátima Lira, no Benedito Bentes, Nossa Senhora Aparecida e Pio X, no Prado, além da Zilka de Oliveira Graça, no Petrópolis, mudaram para endereços próximos e agora contam com espaços mais amplos e qualificados para receber os estudantes da educação infantil e de jovens, adultos e idosos no retorno presencial.
De acordo com o secretário municipal de Educação, professor Elder Maia, essas escolas chamaram a atenção da gestão devido ao comprometimento da infraestrutura dos prédios e a realocação destas unidades de ensino teve prioridade.
“Ao longo do ano de 2021 providenciamos novos prédios e agora, no início desse ano, as escolas estão sendo realocadas. Recorremos ao aluguel e compra de novos imóveis, o mais próximo possível”, detalha o secretário.
As escolas passam a funcionar nos novos locais com mobília nova, quadra desportiva e melhor ventilação e espaço de convivência adequado para os estudantes e servidores.
“Elas estavam em condições absolutamente inadequadas, não só por conta da pandemia, a partir de 2020, mas também por negligência de anos anteriores. Algumas já foram entregues, como as escolas municipais Pio X e a Maria de Fátima. As demais estão passando por retoques finais para acomodar os estudantes com conforto”, explica o secretário.
Angélica de Souza é diretora da Escola Zilka de Oliveira Graça, que agora está localizada na Feirinha do Tabuleiro. Ela explica que a mudança para o novo prédio vai melhorar o desempenho da aprendizagem dos alunos.
“Teremos uma estrutura de qualidade para nossos estudantes, com salas amplas, climatizadas, quadra, espaços de socialização e outros. A nova estrutura nos traz diretamente uma melhoria do desempenho do estudante e melhores condições de trabalho para os profissionais”, explica Angélica.
Os profissionais da escola e a equipe do setor de infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação (Semed) trabalham de forma intensa para realizar os últimos ajustes no local e a troca do mobiliário. Enquanto os serviços não forem concluídos, os professores e estudantes continuam com as aulas remotas.
No Prado, a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida se mudou para um prédio novo. “Trabalhávamos em um prédio que era uma casa adaptada, sem estrutura para ser uma escola. O novo prédio vai nos dar salas amplas, fora salas de informática, sala de recursos e muito mais”, informa a diretora, Jucicleide Gomes.
Com espaços maiores, as escolas também podem ampliar a sua oferta de vagas, beneficiando ainda mais estudantes com a nova estrutura. “Já temos um corpo docente super preparado, e agora teremos toda a estrutura para fazer o nosso melhor”, enfatiza Jucicleide.