Sair para fazer compras no supermercado e trazer tudo o que a gente tem vontade está ficando cada vez mais difícil, não é mesmo? Com a elevação dos preços, o custo para encher o carrinho não tem sido uma tarefa fácil. Algumas dicas, porém, podem trazer um certo alívio para o bolso. Confira:
1. Saia de casa com uma lista pronta. É importante ser racional e verificar em casa o que é realmente necessário comprar. Perder o foco durante as compras pode ser mais fácil do que você imagina. As embalagens são feitas para atrair a atenção do consumidor, que, sem que perceba, acaba levando itens desnecessários para casa.
2. Compre na quantidade certa. Além de saber o que comprar, você precisa saber a quantidade certa. Principalmente se morar sozinho. Os itens adquiridos em tamanho exagerado vão acabar no lixo e você perderá dinheiro.
3. Deixe as crianças em casa. Levar crianças ao supermercado não é uma boa ideia. Elas vão querer comprar itens desnecessários. Esses pequenos gastos a mais podem acabar estourando o orçamento.
4. Verifique propagandas e promoções. Nem sempre elas são verdadeiras. Por isso, veja o preço em outros estabelecimentos para saber se o produto está mesmo valendo a pena. É comum também que supermercados deixem alguns itens mais baratos para atrair consumidores e encareçam outros ao lado.
5. Compre pela internet. Comprar pela internet é uma opção para quem quer economizar. Você tem mais tempo para pesquisar as ofertas e é mais fácil não perder o foco do que quer comprar. A opção evita ainda o contato com vendedores convincentes e os anúncios tentadores das promoções.
6. Organize armários e geladeiras. Coloque na frente aquilo que foi comprado antes ou está perto do vencimento. Assim, você evita que alimentos se estraguem e sejam desperdiçados. Além disso, na hora das compras, dê preferência a alimentos não perecíveis.