Search
Close this search box.
Search

Ecoboat serão usados para atuar na limpeza da lagoa

Três embarcações dos ecoboats estão atuando diariamente na limpeza da Lagoa Mundaú
image
Imagem: Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, lançou neste sábado (07) a nova tecnologia que vai atuar na recuperação e limpeza da Lagoa Mundaú. Os três ecoboats trabalham na limpeza da lagoa e retiram, diariamente, uma tonelada de resíduos descartados de forma irregular.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


“É um trabalho de inovação para preservar nosso meio ambiente. Durante muito tempo houve muita omissão por parte de antigas gestões, e por isso os resíduos eram descartados de forma irregular. O ecoboat tem uma capacidade muito grande e esses resíduos voltam para nossos catadores que dão o destino ideal. É importante também a conscientização dos moradores para que descartem os resíduos da forma correta”, destacou o prefeito.

O maior diferencial do ecoboat é o seu projeto de engenharia que contempla equilíbrio no centro de gravidade da embarcação e possibilita que a pá coletora, projetada na proa, alavanque e embarque um grande volume de resíduos. A implantação do equipamento, que está em caráter experimental, tem o objetivo de recolher o lixo descartado de forma irregular.

Wilson Feitosa, responsável pela empresa que administra o ecoboat, explicou como tem funcionado o trabalho em Maceió.

“Fazemos toda a remoção do resíduo flutuante em águas paradas. O ecoboat tem um peso de aproximadamente quatro toneladas e tem capacidade para coletar de três a quatro metros cúbicos de resíduos. O prefeito trouxe o modelo com a preocupação ambiental e quando apresentamos nosso projeto chamou a atenção dele e viu que era a solução que tinha para recuperar essa lagoa”, explicou.

Desde que começou o trabalho, no início de dezembro, o equipamento tem retirado em média uma tonelada de resíduos da lagoa. A implantação do equipamento vai fortalecer ainda mais os cuidados com a cidade de Maceió.

Leia também:  Tuberculose em Alagoas: diagnóstico precoce aumenta as chances de cura

O superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Ronaldo Farias, destaca a felicidade em desenvolver o projeto na capital alagoana. “Essa ideia do prefeito de proteger o meio ambiente é uma bandeira dele desde sempre. Graças a Deus conseguimos desenvolver esse projeto. Trouxemos três embarcações com pessoas experientes para contribuir ainda mais no nosso trabalho de recuperação da lagoa”, disse.

Participação da comunidade

Com os novos equipamentos, a equipe responsável tem treinado os moradores da comunidade do Vergel do Lago para que possam trabalhar na retirada de resíduos da lagoa.

Dessa forma, os moradores também vão contribuir com a limpeza do local onde vivem. Além disso, os materiais reciclados são encaminhados para as cooperativas do Vergel para que seja dada a destinação correta do material.

Cristiana Viana trabalha na Coopmundaú, que é formada por cooperados do Vergel. Ela conta da importância do apoio da Prefeitura de Maceió no trabalho desenvolvido por eles.

“Esse momento é muito importante porque estamos trabalhando para melhorar a situação da natureza. Não adianta querer limpar o meio ambiente se não tira uma garrafa de dentro da lagoa e não limpa o que é preciso. Nós temos muito apoio da Prefeitura e somos muito gratos ao prefeito JHC, e com a ajuda dele, só temos a crescer”, afirmou.

MaceióBrasil