O documentário “Ainda Há Moradores Aqui” estreia na próxima terça-feira (25), às 19h, no Complexo Cultural do Teatro Deodoro, em Maceió. Com entrada franca, o longa-metragem retrata as consequências da exploração mineral realizada pela Braskem no subsolo da capital alagoana.
Com duração de 42 minutos e 34 segundos, o filme reúne entrevistas com lideranças comunitárias, pesquisadores, ambientalistas e moradores afetados, que relatam o impacto emocional e a incerteza sobre o futuro após a remoção forçada de milhares de pessoas.
“A população de cinco bairros foi removida de suas moradias onde viviam há décadas. Essa história precisava ser contada para seguir viva, para que não caia no esquecimento. Esse também é o papel do cinema: ser retrato, ser denúncia, ser memória”, afirma o diretor do documentário, Tiago Rodrigues.
Após a exibição, será realizado um debate com a participação de moradores das áreas atingidas e representantes de movimentos sociais. O título do documentário surgiu a partir de uma pichação encontrada pelo diretor em um dos bairros afetados, quando ele visitava Maceió.
Ficha Técnica
AINDA HÁ MORADORES AQUI (42’34”)
Direção: Tiago Rodrigues
Roteiro: Luana Teixeira, Maurício Macedo e Tiago Rodrigues
Produção: Alonso Calheiros, Isadora Padilha, Luana Teixeira e Tiago Rodrigues
Pós-produção: Luana Teixeira, Maurício Macedo, Pedro Cardoso e Tiago Rodrigues
Finalização: Pedro Cardoso e Tiago Rodrigues
Motorista: Casimiro José Benincá Pereira
Trilha sonora: Telma César – Tao das Baianas
Videoclipe: Maceió é massa? – Wal Rafa
Arte Gráfica: Vinícius Soza
Apoio institucional:
Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM)
Movimentos dos Povos das Lagoas
Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH)
Coletivo Exame – Produções Ambientais
Ideal – Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas