Como parte das ações em alusão ao mês do Meio Ambiente, o prefeito de Maceió, JHC, participou neste domingo (05) do passeio ciclístico Renasce Salgadinho, que percorreu todo o trecho da maior obra ambiental de Maceió, que é a de recuperação do Riacho Salgadinho. Durante o passeio, o gestor destacou os benefícios e avanços da obra e afirmou que o passeio aconteceu para também chamar a atenção sobre a preservação do meio ambiente.
“Foi um passeio que percorreu todo o trecho da obra do Renasce Salgadinho para a gente chamar atenção para a preservação do meio ambiente. Fizemos um projeto de inteligência urbanística para a área muito bem feito, e estamos fazendo gradativamente a recuperação do Riacho Salgadinho. É um lugar bonito que, infelizmente, estava abandonado”, disse.
“Vamos recuperar essa área para que novos empreendimentos possam surgir e ter mais geração de emprego. É assim que a gente começa a mudar a percepção de como a gente enxerga a nossa cidade”, frisou o prefeito.
O Renasce Salgadinho é uma iniciativa histórica, e um sonho desejado há anos pelos maceioenses. As obras fazem parte do Programa Maceió Tem Pressa e estão orçadas em R$76 milhões, obtidos junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O programa vai desassorear o Salgadinho e reurbanizar a área e está com 21,95% de execução.
ambiental, melhorias no sistema de drenagem e recomposição do Salgadinho. As obras contemplarão, além do Salgadinho, a requalificação ambiental dos riachos do Reginaldo, Pau d’Arco, do Sapo, Gulandi e Águas Férreas.
Passeio ciclístico
O passeio ciclístico Renasce Salgadinho contou com mais de 400 participantes inscritos para percorrer um trajeto de 6km, que durou em média uma hora. O percurso foi do Riacho Salgadinho até a Foz, e seguiu pela Praia da Avenida até o bairro do Prado.
Mês do Meio Ambiente
No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e é por isso que o passeio ciclístico teve papel fundamental em chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. O Município preparou para todo o mês uma programação com diversas ações de conscientização ambiental, preservação da natureza e diminuição do descarte irregular por parte da população.
Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, destaca a data e a importância de abrir a discussão sobre a preservação de recursos. “Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário. Com base nisso, disponibilizamos várias ações voltadas para a preservação de recursos, inibição do descarte irregular e reutilização de resíduos”, disse.