A Defesa Civil de Maceió enviou, nesta terça-feira (24), um aviso para a possibilidade de deslizamento de terra por conta dos acumulados de chuva registrado nos últimos dias na capital.
O órgão recebeu um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e um aviso meteorológico da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Alagoas (Semarh).
Segundo o Cemaden, estima-se que Maceió tenha 1868 pessoas em 467 moradias expostas ao risco de deslizamento de barreira pela “ocupação de encostas, principalmente em taludes de corte e aterro, além da deficiência dos sistemas de drenagem pluvial nas áreas de risco”.
Ainda de acordo com o Cemaden, nas últimas 96 horas os acumulados de precipitação são de até 80 mm na capital. Já a Semarh adverte para risco de alagamentos, em áreas com deficiência de drenagem urbana e de cheias em pequenos riachos.
A Defesa Civil recomenda que moradores de áreas de risco busquem áreas seguras, como abrigos e casas de parentes. Caso os moradores acreditem estar vivendo sem situação de risco podem acionar o órgão através do telefone 199.