A Defesa Civil de Maceió participou, nesta quarta-feira (23), de um simulado para o aprimoramento e a capacitação dos agentes nos atendimentos das ocorrências. O exercício fez parte da Operação Alagoas 3, comandada pelo Exército Brasileiro, e reuniu diversas instituições que têm em seu escopo de atuação prerrogativas de proteção e defesa civil.
A primeira situação foi iniciou às 8h30 e simulou um soterramento com vítima às margens da Avenida Pierre Chalita, no bairro São Jorge. As equipes foram acionadas e dirigiram-se ao local e, com a chegada do Corpo de Bombeiros Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), auxiliaram no socorro às supostas vítimas.
A simulação contou com o atendimento a nove pessoas, das quais duas chegaram a óbito, três ficaram desabrigadas e foram encaminhadas à Casa de Passagem Familiar, localizada no bairro Jaraguá, duas foram encaminhadas ao hospital (uma delas pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros) e outras duas vítimas foram atendidas no local.
Em outra situação, logo após o primeiro ocorrido, a simulação indicava inundação em residências próximas à Lagoa Mundaú, também com vítimas. No total, 10 pessoas foram atingidas e sete sofreram afogamento.
Também participaram da simulação neste segundo exercício a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e o Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) do Corpo de Bombeiros Militar. Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió e da Polícia Militar de Alagoas acompanharam a ação.