Search
Close this search box.
Search

Cresce o número de denúncias por demora no atendimento em agências bancárias de Maceió

Apesar do aumento, diretor-geral do Procon diz que muitas pessoas não procuram órgão oficial para fazer as denúncias.
image
Imagem: Longas filas em agências bancárias de Rio Largo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

As longas filas nas portas dos bancos têm gerado muita reclamação em Maceió. Esse ano, o Procon registrou 35 denúncias somente na capital. Apesar do crescimento, o número não reflete a realidade de quem precisa madrugar nas agências bancárias à espera de um atendimento.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Diretor-geral do Procon, Leandro Almeida, diz que se as pessoas procurassem os órgãos competentes para fazer as denúncias, esse número seria ainda maior.

“Falta denúncia. Tem que buscar o canal certo para reclamar. Não adianta reclamar em fila do banco ou reclamar em casa, tem que reclamar no órgão de proteção para que as medidas necessárias possam ser tomadas”, disse.

De acordo com lei municipal, o tempo máximo de espera na fila do banco deve ser até 20 minutos. O tempo de espera sobe para 30 minutos se for véspera ou pós-feriados prolongados e dias de pagamentos dos funcionários públicos.

“Tem agência que dá senha manual e que restringe a passagem para o interior de agência para evitar dar essa senha eletrônica ao cliente”, completou o diretor do Procon Maceió.

Nesta segunda-feira (24), para conseguir atendimento em agências em Maceió e em Rio Largo, região metropolitana, muitas pessoas precisaram chegar cedo aos bancos.

Em uma agência da capital, José Francisco teve que aguardar atendimento, durante horas, do lado de fora.

Assim como José, Milton, que está desempregado, também teve que passar boa parte do seu dia na fila de um banco, em Rio Largo, para conseguir atendimento. “Depois de esperar tanto é um atendimento rápido, não demora nem 3 minutos. Um grande descaso, filas enormes, onde as pessoas ficam embaixo de sol”, disse.

Leia também:  Violência: mulheres negras com pouca renda convivem com agressores

Em entrevista à TV Gazeta, o presidente do Sindicato dos Bancários, Márcio dos Anjos, disse que o problema das longas filas só será sanado com a contratação de mais funcionários para as agências.

“Estamos a vários anos sem um concurso público que venha efetivamente resolver o problema. É atribuída grande quantidade de funções para atendimento a um único funcionário e precisaria, no mínimo, ter mais de duas pessoas [por função]. Outra coisa, os bancos estão acabando com os caixas. Se temos hoje ainda a função é por causa de liminar. Se a gente quer que a fila flua normalmente a gente precisa de mais pessoas para atender e caixas funcionando”, disse.

Como denunciar

Para realizar denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon pelos telefones 0800 082 4567, até as 14h, ou enviar mensagens de texto no WhatsApp (82) 98882-8326.

Quem preferir o atendimento presencial pode se dirigir a qualquer uma das unidades do Procon Maceió. O horário de funcionamento é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Para formalizar as denúncias, é necessário entregar as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e demais documentos que forem necessários para embasar as reclamações de abuso aos direitos do consumidor.

Fonte: G1 Alagoas

MaceióBrasil