O programa Corujão da Saúde, considerado um dos maiores de Maceió, já proporcionou mais de 114 mil atendimentos em horário estendido. A iniciativa da Prefeitura de Maceió tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços de saúde para aqueles que não podem comparecer a uma Unidade de Saúde durante o dia, reduzindo a espera por atendimentos e ampliando a oferta de cuidados médicos.
Atualmente, a cidade de Maceió conta com 21 unidades de saúde no modelo Corujão da Saúde. Os serviços oferecidos incluem atendimentos clínicos e odontológicos, testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e gravidez, puericultura, ginecologia, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação. Além disso, programas estratégicos da Atenção Básica, como saúde do homem, saúde do idoso e acompanhamento de doentes crônicos, também estão disponíveis.
O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, ressalta o sucesso do programa em facilitar o atendimento à população. Ele destaca que o objetivo é continuar avançando para melhorar os indicadores de saúde da capital.
Para ter acesso aos serviços, os usuários podem comparecer às unidades de saúde no horário estendido munidos de documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS. São disponibilizadas 16 vagas para consultas médicas e de enfermagem em cada unidade, sendo quatro para emergências, no horário das 17h às 21h. Caso todas as fichas se esgotem, os profissionais realizam agendamentos prévios para o dia seguinte ou o dia mais próximo.
O programa Corujão da Saúde está presente em diversas unidades de Maceió, como UBSs, USFs e URs, abrangendo diferentes regiões da cidade e garantindo um acesso mais amplo aos cuidados de saúde.