A conta de luz do mês de janeiro deverá chegar mais barata para mais de 350 mil famílias alagoanas, que adotaram hábitos eficientes e conseguiram reduzir o consumo de energia elétrica nos meses de setembro a dezembro de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020. O Programa de Incentivo à Redução Voluntária foi criado pelo governo federal para incentivar os brasileiros a reduzirem o consumo de energia em meio à escassez hídrica vivenciada pelo país nos últimos meses.
A Equatorial Alagoas estima que, no total, foram economizados o equivalente a mais de R$ 21 milhões de reais e aproximadamente 43 milhões de quilowatts/hora kwH, no período, considerando todos os clientes que reduziram o consumo. De maneira proporcional, o volume de energia poupado representa o fornecimento médio para 172 mil casas durante 30 dias.
Para ter direito ao bônus de R$ 0,50 a cada quilowatt-hora do total de energia economizado, o consumo de energia elétrica no período de setembro até dezembro do ano corrente precisou, ao menos, ser 10% menor, em relação à soma verificada no mesmo período de 2020.
A Equatorial Alagoas esclarece que o desconto creditado é limitado a 20% da energia economizada, conforme as regras estipuladas pelo Programa. Na lista de participantes estão clientes de baixa tensão (grupo B) e os de média e alta tensão (grupo A), inclusos nas classes de consumo residencial, industrial, comércio, serviços e outras atividades, rural e serviço público, além das unidades consumidoras com benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
*as informações são do TNH1 com Equatorial