O Dia das Crianças é a quinta data mais importante para o Comércio. Segundo o levantamento realizado nos últimos anos, o volume de vendas só não é maior do que o registrado no Natal, no Dia das Mães, no Dia dos Namorados e no Dia dos Pais. Este ano, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio Alagoas, a expectativa é a de que, em Maceió, seja movimentado R$ 35.727.922,83 com a compra de presentes e a aquisição de serviços.
Realizada durante os dias 27 e 28 de setembro, em ambientes de consumo de grande circulação, a pesquisa identificou que brinquedos em geral (alvo de 87,1% dos entrevistados), vestuários, calçados e smartphones devem ser os presentes mais procurados pelos consumidores. O ticket médio para a compra dos presentes foi estimado em R$ 167,28. Já para a comemoração, a expectativa é de que o valor médio seja de R$ 98,17.
O levantamento demonstra também que 73,96% dos maceioenses pretendem comprar presentes. Em se tratando de quantidade, 33,33% declararam que pretendem adquirir um presente, 24,73% pretendem levar dois e 19,35% têm a intenção de comprar três. Centro de Maceió, com 66,13%, e shoppings, com 48,39%, foram apontados como os locais mais procurados para a escolha do presente, seguidos pelo e-commerce, com 23,66%, e lojas de rua, bairro e galerias, com 4,3%.
De acordo com o resultado da pesquisa, os maiores atrativos para definir a compra do presente são preço (61,29%), promoções (54,3%) e qualidade dos produtos (41,13%), mas atendimento (16,4%), vitrine (7,53%), conforto (6,45%), praticidade (5,38%) e proximidade (3,49%) também foram apontados como diferenciais.
Segundo os entrevistados, o meio de pagamento mais utilizado para a aquisição do presente será o dinheiro em espécie (32,65%), as parcelas do cartão de crédito (28,16%), o cartão de débito (20%) e o pix (12,65%). Para quem pretende fazer alguma comemoração, além de dar presentes, 29,18% farão algo em casa, 16,73% irão ao shopping/cinema, 13,23% comemorarão na casa de parentes e 10,12% levarão a criançada para parques compactos de shoppings, como a Game Station e o Magic Games.