Search
Close this search box.
Search

Cemitérios da capital registram 70 mil visitantes no Dia de Finados

Campos-santos da cidade receberam reparos, feitos pela Prefeitura de Maceió, para levar conforto e bem-estar aos frequentadores
image
Imagem: Cemitérios da capital registram cerca de 70 mil visitantes no Dia de Finados. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

Durante o Dia de Finados, memorado na última quarta-feira (2), os oito cemitérios da capital estiveram de portas abertas para receber cerca de 70 mil pessoas que planejaram dedicar um momento do dia para visitar seus entes queridos.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O número é 250% maior que em 2021, quando 20 mil pessoas foram aos cemitérios para visitar os parentes sepultados. Para que o dia fosse mais confortável para os visitantes, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) intensificou os serviços de reparo nas semanas que antecederam o feriado. Quem foi a um dos campos-santos municipais viu que, além da limpeza constante desses locais, foram feitos consertos e pintura nas calçadas, muros, meio-fio e capelas.

De acordo com Chrystiano Lyra, coordenador-geral de Gestão de Serviços Funerários, era de se esperar um movimento acima do normal este ano para o dia de visitas e celebração.

“Devido a pandemia ter limitado as visitas aos cemitérios no ano anterior, esperávamos que esse ano o público fosse maior que o comum. As pessoas que foram até os cemitérios encontraram locais limpos e organizados para melhor recebê-los nessa data especial, além de todos os protocolos sanitários sendo respeitados e exigidos pela Prefeitura de Maceió”, disse.

Leia também:  Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20

José Cláudio, ambulante que vendeu flores em frente a um dos cemitérios, diz que o movimento este ano é muito maior que o ano anterior. “Consegui vender muitas flores dessa vez. Ano passado, tinha muita gente com medo da pandemia, então pouca gente compareceu”, contou.

Durante todo o feriado, agentes de limpeza da Sudes estiveram percorrendo as áreas dos campos-santos fazendo a limpeza de itens deixados pelos visitantes e mantendo a organização do local.

Cemitério Santo Antônio, em Bebedouro

Reaberto em outubro de 2021, após um período fechado devido ao afundamento de solo no bairro de Bebedouro, o Cemitério Santo Antônio também passou por todos os reparos necessários e limpezas cabíveis.

Esse campo-santo, em específico, teve seu horário reduzido durante o Dia de Finados do último ano, além da necessidade de agendamento para comparecer. Este ano, o funcionamento foi igual aos cemitérios supracitados e, ademais, não houve a necessidade de agendamento prévio para visitação.

MaceióBrasil