Search
Close this search box.
Search

Catamarãs retiram 120 toneladas de lixo da Lagoa Mundaú e orla de Maceió

Equipamentos chamados Ecoboats atuam desde 2022 na limpeza de áreas marítimas e lagunares, recolhendo resíduos descartados irregularmente.
Imagem: Jonathan Lins/Secom Maceió
Embarcação retira entulhos que chegam às águas da lagoa e do mar.

Desde dezembro de 2022, a Prefeitura de Maceió utiliza três catamarãs com tecnologia adaptada para ampliar a limpeza da Lagoa Mundaú e das praias da capital alagoana. Os equipamentos, conhecidos como Ecoboats, são operados por agentes da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e têm como missão recolher resíduos sólidos descartados de forma irregular no mangue e nas áreas costeiras.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Somente no primeiro trimestre deste ano, os barcos recolheram mais de 120 toneladas de lixo. Entre os materiais encontrados com maior frequência estão móveis inservíveis, pneus e itens recicláveis. Para realizar o trabalho, os Ecoboats utilizam um braço hidráulico acoplado a uma rede, que coleta os resíduos e os armazena na própria estrutura da embarcação até o descarte adequado.

A operação tem atuação constante nas regiões do bairro do Vergel e da Lagoa Mundaú, bem como nas praias urbanas, com reforço especial durante o verão. Nesse período, os catamarãs também atuaram nas piscinas naturais, intensificando o recolhimento de resíduos nas segundas-feiras, após o aumento do fluxo de visitantes nos fins de semana.

A ação visa preservar o ecossistema e contribuir para a recuperação das espécies da fauna e flora locais. No entanto, a continuidade do problema está associada ao descarte irregular, que ainda persiste na capital. A Alurb reforça a importância da conscientização ambiental para evitar que esse tipo de resíduo atinja os corpos hídricos da cidade.

MaceióBrasil