A segunda edição da campanha Recicla Maceió, idealizada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), recolheu cerca de 350 quilos de materiais recicláveis no entorno do Corredor Vera Arruda, localizado no bairro da Jatiúca. A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (16).
Além do recolhimento de plástico, papel, vidro e metal, a Superintendência também conscientizou moradores e quem passava pela região a respeito do Ponto de Entrega Voluntária (PEV), que atende o bairro.
A iniciativa contou com o apoio da Cooplum, cooperativa responsável pela coleta seletiva na parte baixa. Além deles, jovens aprendizes da Naturalle, encarregada da coleta domiciliar na parte baixa da cidade, também foram de porta em porta orientando a população.
Virgínia Lucena, coordenadora de Supervisão de Cooperativa e Recicláveis, a campanha tem trazido a população para perto do Município, estando no caminho certo da reciclagem.
“Em duas edições, conseguimos quase uma tonelada de material reciclável. Essa atitude evita que grande parte desses resíduos parem em vias públicas, canais e no mar de nossa cidade. Esperamos contar com os maceioenses para garantir a Maceió que queremos e merecemos”, disse.
Antônio Mendonça, morador de um condomínio próximo do PEV, diz que já aderiu a reciclagem, mas que seus vizinhos ainda necessitam de mais incentivo. “Tive a sorte de ter um Ponto muito próximo da minha casa e aproveitei para mudar meus hábitos, mas ainda tem amigos meus que resistem à prática e eu sempre tento alertá-los da importância. Ações assim ajudam a fortalecer essa cultura com todos”, afirmou.
Também foram doadas mudas de árvores nativas de porte grande para transeuntes e residentes da localidade.
Durante o mês de novembro, a atividade ainda acontecerá no Benedito Bentes e no Farol e terá apoio direto das outras cooperativas que trabalham em parceria com o Município. São elas: Coopvila e Cooprel Benedito Bentes, responsáveis pela coleta seletiva no Mirante São Gonçalo e na Praça Padre Cícero, respectivamente.
As cooperativas atendem mais de 16 mil residências. Além disso, fazem a retirada dos recicláveis nos 29 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) — confira os endereços abaixo — espalhados pelas principais vias e praças da capital.
As informações são da Prefeitura de Maceió