A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, nesta quarta-feira (27), a campanha do Julho Verde, que celebra o Mês de Conscientização Contra o Câncer de Cabeça e Pescoço. Em Maceió, a campanha contará com a parceria de professores e alunos dos centros universitários Cesmac e Unit, e terá como foco a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca.
“O objetivo dessa ação é dar amplitude às informações e orientações sobre a enfermidade para alertar a todos sobre o risco desse tipo de câncer, que é o 6º mais comum no mundo, com altos índices de morbidade e mortalidade, por ser um dos mais agressivos entre os tipos conhecidos”, afirma a gerente de Saúde Bucal da SMS, Ducy Lily Farias.
A ação, que também é alusiva ao Dia Nacional de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço – celebrado na mesma data, 27 de julho – será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes) e nas Unidades de Saúde da Família (USF) Denisson Meneses (Cidade Universitária), Paulo Leal (Feitosa) e Robson Cavalcante (Benedito Bentes).
Nessas unidades, as equipes de saúde bucal trabalharão com profissionais e alunos dos centros de ensino superior na busca ativa de câncer bucal através do exame clínico e em atividades educativas, enfatizando a importância da higiene bucal e da prevenção do câncer bucal. Também tem contribuído com a mobilização do público-alvo para a campanha, as equipes do Programa Consultório na Rua, da Atenção Primária e agentes comunitários de saúde.
“Esta semana, todas as unidades com gabinete odontológico têm promovido conosco uma pré-mobilização para a campanha, divulgando fatores de risco, cuidados preventivos e fatores de identificação de tumores junto ao público-alvo da ação, que é a população acima de 40 anos, faixa etária que apresenta maior predisposição à doença. E com isso, direcioná-las à ação de fato, com o exame da cavidade bucal”, ressalta Ducy.
A coordenadora explica que, após a ação, os casos considerados suspeitos – de usuários identificados com lesão na cavidade oral – serão encaminhados para biópsia no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do PAM Salgadinho, para que seja feita a confirmação ou não do diagnóstico com a estomatologista Sônia Ferreira.
Tumores de cabeça e pescoço
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, glândulas salivares, amígdalas, cavidade nasal e seios paranasais, faringe, laringe, esôfago, tireoide e esôfago cervical. Mexem, portanto, com a estética facial, a deglutição, a alimentação e a voz do paciente.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o Brasil tem registrado mais de 15 mil casos novos de câncer por ano na cavidade oral. Em Alagoas, são esperados 190 novos casos, co-predominância do sexo masculino e residentes em áreas rurais.
“Com o diagnóstico precoce, podemos intervir com mais eficiência e evitar o estado avançado, que geralmente gera mutilações e um sofrimento maior para o paciente em tratamento. Por isso, estamos investindo em educação permanente, para que os profissionais da área possam aumentar os índices dessa intervenção na Atenção Primária”, destaca a gerente de Saúde Bucal da SMS.