Search
Close this search box.
Search

Campanha Agosto Dourado reforça importância da doação de leite materno para salvar vidas

Profissionais de saúde incentivam a prática por meio de palestras que ocorrem no Posto de Coleta, no Benedito Bentes
image
Imagem: Enfermeira Valdenia Maria Nogueira durante a palestra que destaca o processo de humanização e a prática do aleitamento materno. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

Com a inauguração do Posto de Coleta de Leite Humano do Centro de Saúde Hamilton Falcão, no bairro do Benedito Bentes, a campanha do Agosto Dourado – Amor que Alimenta – está promovendo rodas de conversa na unidade toda terça-feira, às 14h, sobre o aleitamento materno e a importância da doação do leite que pode salvar até 10 vidas de bebês. Essa parceria com o Gabinete de Políticas Públicas para as mulheres é o início de uma série de iniciativas da Prefeitura de Maceió para acolhimento às lactantes.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Durante as palestras, os profissionais da saúde também falam sobre a família como rede de apoio, a importância do leite humano e a introdução alimentar após 6 meses. “A amamentação exclusiva é de extrema importância porque auxilia no crescimento saudável dos bebês, no fortalecimento da imunidade, ajuda no desenvolvimento do pulmão, intestino e na ingestão de várias vitaminas” disse Cilea Ferreira, técnica de enfermagem, enquanto conversava com os pais.

Salvar vidas – Os profissionais também informaram que, doando leite humano, as mães podem ajudar a salvar a vida de outros bebês que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário, local onde as doações são entregues. A enfermeira Valdenia Maria Nogueira explica que é um processo de humanização e que um litro de leite pode salvar até 10 vidas.

Leia também:  Os perigos das doenças causadas pelo fumo

“A lactante que tem interesse em realizar o cadastro deve trazer aqui na unidade o cartão do SUS e o documento de identificação da mãe e do bebê. Depois do cadastro ela passa pela triagem, que é uma consulta com a enfermeira e logo faz o teste rápido para doenças sexualmente transmissíveis. Após vinte minutos ela recebe o resultado e se estiver apta, já preparamos para retirar o leite de forma natural”, reforça Valdênia.

Caso alguma mãe não possa sair de casa para doar, basta ligar para o número (82) 3312-5546 para solicitar o envio das equipes semanalmente até a residência, eles entregarão os kits com o pote esterilizado, touca, avental e a cartilha mostrando o passo a passo para que a mulher tire o leite no conforto de casa.

MaceióBrasil