A Câmara de Vereadores de Maceió aprovou o Projeto de Lei que institui o Programa Manu Omena, que determina que crianças e adolescentes com sintomas de depressão sejam acompanhados por profissionais multidisciplinares por tempo indeterminado. A promulgação da lei foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (9).
A Prefeitura de Maceió terá 90 dias para regulamentar a lei e detalhar como ela será posta em prática, dispondo sobre as medidas necessárias para a sua implementação.
O programa tem como objetivo garantir campanhas educativas de divulgação e conscientização sobre a depressão entre crianças e adolescentes, além de garantir suporte aos pacientes através de uma rede especializada de saúde em tratamento individualizado.
O nome da lei é uma homenagem à alagoana Manu Omena, uma jovem que conviveu com a depressão desde a infância e cometeu suicídio aos 28 anos. Para o pai dela, Joanisio Omena, muitas vidas poderão ser salvas a partir do novo programa.
“Cada vida que conseguirmos salvar com esse programa será um sorriso dela vindo do céu para mim. [O programa] representa não só a preservação da memória dela, mas a chance de salvar vidas que poderiam ser perdidas prematuramente”, contou Joanisio.
Neste sábado (10), data que marca o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, Joanisio vai apresentar um manifesto em tributo à Manu durante uma ação da campanha Setembro Amarelo, no estacionamento de Jaraguá.