Sendo um dos setores mais atingidos financeiramente durante a pandemia, bares e restaurantes de Maceió agora agem para evitar novos fechamentos. E uma importante medida passa a ser o comprovante de vacinação contra Covid-19 para entrada de clientes.
A medida começou a valer na quinta-feira (13) e é uma recomendação conjunta da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), da Prefeitura e do Governo do Estado.
De início, a recomendação tem como principal foco estabelecimentos com música ao vivo, mas qualquer outro também pode adotar a medida. Até o momento, não há uma regra que prevê punição aos empresários que não exigirem o comprovante.
A Prefeitura de Maceió já decidiu fiscalizar exigência do uso da máscara, limitar público em shows e eventos, entre outras ações contra a doença. Essas regras, porém, têm caráter educativo, foram definidas por meio de um acordo entre as partes, sem decreto ou lei municipal exigindo o cumprimento delas, embora a prefeitura afirme que vai fiscalizá-las.
Entre as medidas estabelecidas para o setor estão:
- exigir a carteira de vacinação contra Covid para que o cliente possa entrar no estabelecimento
- respeitar o limite de capacidade do local
- proibir pessoas em pé ou dançando no salão, sobretudo nos locais de música ao vivo
- formular texto para que os cantores leiam orientações aos clientes dos protocolos sanitários durante os shows em bares, restaurantes e afins
- orientar funcionários sobre protocolos e exigência do uso de máscara
- expor em locais visíveis o selo “estamos todos vacinados”.